Blog do curso de direito da Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP)

Povo

 

Por Danilo José Viana da Silva *

 

 

O presente blog foi criado com o intuito de apresentar  problemáticas relacionadas ao direito aos alunos da Faculdade do Sertão do Pajeú   e aos demais interessados. Com a contribuição de diversos estudiosos, este espaço pode ser visto como uma ferramenta relevante tanto para quem está introduzindo os estudos em direito como para quem guarda um considerável interesse pelas questões complexas a ele relacionadas.

Com um viés crítico e inovador, os conteúdos aqui apresentados e problematizados tendem a não reproduzir o que comumente os alunos de graduação em direito tendem a encontrar, com uma maior frequência, nos livros mais vendidos sobre “Introdução ao Direito.”

Dando a devida atenção a complexidade do que comumente se chama “fenômeno jurídico”, considerando a sua parcela de autonomia e de heteronomia, o viés aqui adotado está muito mais voltado à auxiliar a compreensão das múltiplas relações  entre o direito e os mais diversos problemas sociais, políticos, culturais e econômicos, do que  a meramente reproduzir as velhas lições que, por se restringirem a especificidade do direito, acabam sobrevalorizando a autonomia das construções jurídicas, como se estas fossem produtos absolutamente autônomos.

É com o conhecimento de que essa complexidade corresponde a um ponto importante para a formação dos profissionais do direito pela Faculdade do Sertão do Pajeú que o presente espaço foi desenvolvido, considerando o quanto essa complexidade  pode ser compreendida a partir das mais diversas perspectivas, estudiosos e professores das mais diversas instituições podem encontrar aqui um espaço de debate e de exposição de ideias sobre uma questão tão relevante.

_________________

*Doutorando e Mestre (2014) em Filosofia e Teoria Geral do Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE). Graduado (2012) em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente desenvolve pesquisas sobre a eficácia performativa da palavra autorizada nos campos acadêmico e jurídico, bem como sobre os processos de produção de expectativas pelo universo acadêmico-jurídico tendo por base a sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s